Emulador de Game Boy no Android e PC, Como instalar?

Devhost
Devhost Publicado em September 14, 2022

O Game Boy é um dos maiores sucessos comerciais da Nintendo e uma parte importante na fundação de muitos jogadores no mundo todo. O portátil foi responsável por trazer novas tendências ao mundo dos games e serviu de lar para muitas franquias que seguem em alta ainda hoje, como é o caso de Pokémon.

Com mais de 32 anos de história, é natural que os jogadores queiram revisitar jogos clássicos ou até mesmo conhecê-los pela primeira vez. Com isso em mente, o Voxel ensina, nas linhas a seguir, como instalar o emulador de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance nos dispositivos Android e PC com o RetroArch.

Como instalar o emulador de Game Boy no PC

RetroArch é um agregador de emuladores e serve como uma verdadeira central para quem deseja revisitar games antigos. Ele permite a instalação de "núcleos", que são basicamente os emuladores suportados pelo programa. Agora que ele está disponível na plataforma Steam, a instalação é ainda mais intuitiva e leva poucos cliques. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página oficial do RetroArch na Steam;
  2. Clique no botão verde Jogar para dar início ao download;
  3. Inicie o RetroArch através da Biblioteca e navegue até "Gerenciar núcleos";
  4. Procure por mGBA e clique em Instalar núcleo para concluir.

Com isso, o emulador já estará instalado no computador. Caso você não saiba o que seja Steam, o Voxel também preparou um tutorial de instalação que pode ser conferido clicando aqui.

Emulador de Game Boy no Android e PC,  Como instalar?

Como o RetroArch também está disponível gratuitamente para dispositivos Android, os celulares também podem servir como um videogame portátil para rodar games antigos de Game Boy. A interface é um pouco diferente para se ajustar à tela dos aparelhos, mas ainda assim é bastante intuitiva. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página oficial do RetroArch na Google Play Store. Atente-se ao nome da desenvolvedora, que é a Libetro;
  2. Clique no botão verde Instalar e selecione o dispositivo desejado para iniciar o download;
  3. Com o emulador aberto na tela inicial, clique em Carregar núcleo e em Baixar um núcleo para acessar a lista de emuladores;
  4. Navegue pela lista até encontrar o núcleo Nintendo - Game Boy Advance (mGBA) e clique para iniciar a instalação.

Com isso, a instalação está concluída e você está pronto para utilizar o emulador. Embora o mGBA seja pensado para Game Boy Advance, ele também é compatível com jogos de Game Boy e Game Boy Color. Também é possível explorar o menu de configurações avançadas para ajustar a escala de vídeo, interface, entre outras opções.

Fontes

fiodevida

Continue lendo

Mais posts do nosso blog